Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Procura por crude vai aos 100 milhões bdp

Semana 31 de Agosto a 6 de Setembro

O secretário geral da OPEP referiu, na quarta-feira, que a procura por petróleo deverá atingir os 100 milhões de barris por dia (bpd) no final deste ano. Estas estimativas apontam para um aumento na procura, num período em que se esperam reduções do lado da oferta devido às sanções impostas ao Irão que passam a vigorar a partir do dia 4 de Novembro.

Actualmente, o nível da procura mundial ronda os 98,3 milhões de barris por dia (bpd), segundo o relatório de Agosto da OPEP, enquanto a oferta, em Julho, atingiu cerca de 98,53 milhões bpd. A cumprirem-se as previsões do cartel, o valor da matéria-prima terá condições para subir nos últimos meses do ano.

Entretanto, entre Julho e Agosto, o segundo maior importador de petróleo iraniano, a Índia, diminuiu em 32% o número de barris comprados (523 mil bpd) ao Irão. Apesar de, em termos anuais, se ter observado um aumento de 53%, as variações negativas mensais constituem um mau presságio para o país do Médio Oriente.

Na semana, o preço do crude chegou a atingir os 79 USD, influenciado também pela tempestade Gordon, que ocorreu nos EUA. Foram evacuadas mais de 54 plataformas no Golfo do México, levando à paralisação de 9% da actividade da região. Os efeitos foram sentidos no mercado pelo facto de 17% da produção norte-americana provir do offshore do Golfo e por 45% da capacidade de refinaria se encontrar na costa da região. (...)

*Banco Angolano de Investimentos


(Leia o artigo integral na edição 489 do Expansão, de sexta-feira 7 de Setembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)