Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

BNA disponibilizou 227,7 milhões de euros a 23 bancos

Mercado cambial

Banco central passará a anunciar no último dia útil de cada semana o resultado semanal das vendas em leilão por banco e o montante que será vendido nos leilões da semana seguinte.

O Banco Nacional de Angola (BNA) colocou esta semana no mercado 227,7 milhões de euros em três leilões de divisas aos bancos comerciais, e comunicou que durante o mês de Outubro serão efectuados 14 leilões, com a injecção no mercado do equivalente a 650 milhões USD.

Na sessão de segunda-feira, dia 14, foram colocados no mercado 45 milhões de euros para regulação de operações gerais incluindo privadas bem como operações comerciais ainda em posse dos bancos comerciais referentes ao período de 2015 a 2017 (atrasados cambiais) que se encontram em conformidade com a regulação cambial, mas que por algum motivo não tenham ainda sido pagas ao exterior. Foi apurada a taxa de câmbio de referência de 342,019 Kz por euros.

Na segunda sessão, ocorrida terça-feira, dia 25, foi colocado no mercado primário 150 milhões de euros para cobertura de cartas de crédito com o objectivo de assegurar a importação de mercadorias diversas. Não houve alteração da taxa de câmbio média ponderada.

Já no terceiro leilão, a 26 de Setembro, o BNA disponibilizou aos bancos 32,7 milhões de euros também para regularização de operações gerais incluindo necessidades correntes e atrasadas que se encontrem em conformidade com a regulamentação cambial, mas que por algum motivo não tenham ainda sido pagas ao exterior. Foi apurada a taxa de câmbio de referência de 344,001 Kz por euros. (...)


(Leia o artigo integral na edição 492 do Expansão, de sexta-feira 28 de Setembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)