Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Jorge Gaudens deixou de ser PCA do Banco Mais

Arguido na justiça alegou "razões pessoais"

Jorge Gaudens Pontes, arrolado no processo 500 milhões USD pela PGR por alegadamente ter planeado apropriar-se de valores monetários do Estado, submeteu ao conselho fiscal do Banco Mais uma carta a renunciar ao cargo de PCA que exercia na instituição, revelou a administração do banco numa nota enviada ao Expansão.

Segundo o banco, Jorge Gaudens alegou "razões pessoais" na carta de renúncia que dirigiu ao Conselho fiscal e ao BNA , estando o Conselho de Administração, neste momento, sob presidência do administrador executivo Filipe Lemos Inácio", refere a instituição numa nota onde respondia a um pedido de esclarecimentos sobre questões relacionadas com a idoneidade do então PCA.

O número um do artigo nº. 31 da Lei de Base das Instituições Financeiras estabelece que "os membros dos órgãos de administração e fiscalização, bem como as pessoas que nelas exerçam cargos de direcção, gerência, chefia ou similares, devem observar critérios de idoneidade e disponibilidade que dêem garantias de gestão sã e prudente da instituição financeira bancária, tendo em vista, de modo particular, a segurança dos fundos confiados à instituição". (...)


(Leia o artigo integral na edição 492 do Expansão, de sexta-feira 28 de Setembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)