Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Duas empresas disputam licença para quarta operadora de telecomunicações

Governo recebe proposta até final de Outubro

Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação convida uma empresa nacional e outra estrangeira para a fase final do concurso para a quarta operadora.

Apenas 2 das 27 empresas candidatas chegaram à fase final do concurso para a obtenção da quarta licença de telecomunicações, "uma empresa estrangeira e uma empresa nacional suportada por um grupo também estrangeiro, ambas muito bem cotadas no mercado", revelou ao Expansão o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação (MTTI).

Segundo José Carvalho da Rocha, "das 18 empresas nacionais e 9 estrangeiras que mostraram interesse em participar, apenas 6 compraram efectivamente o caderno de encargos e, dessas, 3 foram selecionadas e avaliadas, tendo apenas 2 sido convidadas para a recta final".

Estas duas empresas têm até ao final de Outubro para "apresentar os projectos financeiros e técnicos para serem avaliados". Só depois o Governo estará em condições de avaliar as propostas e determinar qual será a empresa vencedora deste processo iniciado em Janeiro de 2017.

O governante justifica a morosidade do concurso com a complexidade do processo de selecção do quarto fornecedor de serviços de telefonia móvel, fixa e de televisão por satélite." (...)


(Leia o artigo integral na edição 492 do Expansão, de sexta-feira 28 de Setembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)