Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Reunite

Gestão

O excesso de reuniões nas empresas conduz ao síndrome da reunite, doença que provoca perda de eficiência e produtividade, tentando encontrar consensos que em nada favorecem a inovação e o crescimento sustentado.

Excesso de reuniões, ou reuniões desnecessárias, são regra geral o resultado de desorganização, falta de alinhamento, ou mesmo desresponsabilização, principalmente quando se quer envolver outros, que muitas vezes não dominam o tema e só provocam mais confusão.

Uma empresa eficiente elimina a cultura da indecisão, transformando- a numa cultura de delegação de competências e responsabilidades, onde a confiança mútua e a solidariedade nunca encontra culpados, mesmo quando existem falhas, aprendendo isso sim com elas e convertendo- as em ensinamentos.

Quero assim dizer que a delegação, em função dos níveis de maturidade, permite tomar as decisões no momento certo, eliminando reuniões sempre desnecessárias e responsabilizando de forma consciente.

Se fizermos cálculos sobre tempo utilizado em reuniões nas empresas, paragens para café, conversas sobre temas fora de contexto, ou mesmo na procura de solução para falsos problemas, chegamos à conclusão que, no mínimo, cerca de trinta por cento do tempo diário é inútil e pode ser recuperado, se utilizado, alternativamente em melhorias ao nível da concentração, pensamento estratégico e quebra de rotinas negativas. (...)


(Leia o artigo integral na edição 494 do Expansão, de sexta-feira, dia 12 de Outubro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)