Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Como é que a tecnologia está a alterar o sector dos seguros

Em análise

As companhias têm de recrutar as melhores pessoas, com as melhores competências, que consigam ajudar a responder às necessidades de uma geração mais nova de consumidores, que já nasceu numa era digital e que, subtilmente, se está a tornar o principal consumidor de produtos de seguros.

A revolução tecnológica em curso parece não ter limites nem fronteiras e tem vindo a alterar, de modo substancial, a forma de trabalhar em todos os sectores da sociedade. Tem vindo, também, a provocar alterações na forma como cada pessoa vive e consome e como cada empresa gere o seu negócio. A mudança digital é, assim, constante e rápida, não sendo o sector segurador uma exceção a esta mudança, quer na perspectiva do consumidor quer das companhias.

De facto, tendo por base os mais recentes estudos da PwC, o sector segurador é um dos que mais deverá ser impactado pelas alterações e inovações tecnológicas. A crescente digitalização da economia global vem alterar significativamente a forma como todos nós adquirimos produtos e serviços, sendo isso também uma realidade na forma como adquirimos e consumimos seguros.

Actualmente, quem é que viaja sem ir aos principais sites ou apps de turismo para obter as opiniões de outros, comparar preços ou obter promoções? O mesmo se passa no sector segurador! Hoje em dia, a utilização dos vários canais electrónicos é muito significativa, mesmo sabendo que o sector segurador é tido como conservador em matéria de mudanças. (...)

*Responsável pelos Serviços Actuariais da PwC


(Leia o artigo integral na edição 497 do Expansão, de quinta-feira, dia 1 de Novembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)