Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Agentes públicos desviaram 5 mil milhões USD em dois anos

DESVIO DE FUNDOS E DESPESAS INJUSTIFICADAS

A Inspecção-Geral da Administração do Estado (IGAE) identificou despesas injustificadas e desvio de fundos públicos na ordem dos 5 mil milhões USD entre 2016 e 2017.

"O Estado terá sofrido prejuízos financeiros na ordem de 787.797.461.159,41 Kz, 60 milhões USD, bem como 15 milhões de euros, resultantes essencialmente de pagamentos de despesas injustificadas, pagamentos de obras públicas não realizadas e desvios de fundos públicos", avançou o inspector-geral, Sebastião Domingos Gunza, numa sessão de balanço das actividades desenvolvidas em 2018.

Estes resultados foram apurados no âmbito da actividade da IGAE, como as 65 inspecções realizadas este ano a ministérios, governos provinciais, missões diplomáticas e consulares, institutos e empresas públicas. Segundo o inspector-geral, foram também realizadas por todo o País um conjunto de acções de formação destinadas a gestores e funcionários públicos, para uma melhor gestão dos bens públicos. (...)


(Leia o artigo integral na edição 502 do Expansão, de sexta-feira, dia 7 de Dezembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)