Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Standard estreia mercado de obrigações corporativas

PRIMEIROS TÍTULO ADMITIDOS À COTAÇÃO NA BODIVA

O Standard Bank Angola (SBA), SA é a primeira empresa de direito angolano a ver as suas obrigações admitidas à cotação na BODIVA, acrónimo de Bolsa de Dívida e Valores de Angola, mais precisamente no mercado de bolsa de obrigações privadas que começará esta sexta feira a negociar os títulos do banco de origem sul-africana.

O SBA é a primeira empresa a ser admitida à cotação mas não a primeira a emitir obrigações privadas. O banco Keve e o BAI realizaram anteriormente emissões privadas de obrigações no mercado angolano. Em 2007, o então Banco Africano de Investimento emitiu obrigações de caixa no valor de 50 milhões USD naquela que foi a primeira emissão autorizada pela Comissão de Mercado de Capitais (CMC). Em 2012 o Keve emitiu 20 milhões USD de obrigações subordinadas.

O banco controlado pelo maior banco sul-africano emitiu de 4,7 mil milhões Kz, cerca de 15 milhões USD, com maturidade de três anos, a uma taxa de juros de 17% ao ano, pagos semestralmente. O roadshow de lançamento da emissão aconteceu no dia 8 de Novembro de 2018 com cerca de 100 investidores em formato de conferência. A colocação aconteceu no dia 11 de Dezembro. (...)

(Leia o artigo integral na edição 503 do Expansão, de sexta-feira, dia 14 de Dezembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)