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Negócio imita natureza como solução para limpar a casa

DETERGENTE "VERDE" NO BRASIL

Um encontro com um químico levou o brasileiro José Luis Majolo, administrador de empresas, a mudar o rumo da sua carreira, pela segunda vez, num processo que resultou na criação de uma empresa inovadora e sustentável.

Em 2003, após 35 anos no mundo corporativo e financeiro, Majolo inaugurou um hotel boutique na Mata Atlântica, próximo a São Paulo. Certo dia, um químico interessado em vender uma nova fórmula para produtos de limpeza, desenvolvido por pesquisadores do Ceará - sem cloro, fosfato e outros compostos tóxicos usualmente encontrados nos produtos de limpeza, foi à procura dele no estabelecimento. A compra visava o bem-estar dos hóspedes, mas a partir dela surgiu a ideia de criar um novo negócio que resultou na TerpenOil, empresa de químicos à base de activos naturais de fontes renováveis para o mercado de limpeza de alta performance.

Produtos de limpeza tradicionais podem ser prejudiciais à saúde e ao ambiente. Uma pesquisa recente da Universidade de Bergen, na Noruega, publicada pela Sociedade Toráxica Americana, aponta que limpar a casa pode ser tão prejudicial quanto fumar 20 cigarros por dia, ao aspirar os componentes químicos dos produtos.

A agência de protecção ambiental americana, EPA, associa produtos químicos de limpeza a questões ambientais porque os seus compostos orgânicos voláteis (VOCs) tendem a prejudicar sistemas hídricos - por dificuldades de descarte - e a qualidade interna do ar. Também contribuem para a poluição externa e danificam a camada de ozónio, reduzindo sua capacidade de absorção de raios ultravioleta. O estudo da EPA sugere que o ar interno é de duas a cinco vezes mais poluído que o externo, devido a fontes de combustão e produtos de limpeza.

Em 2017, Majolo comprou a patente da fórmula de limpeza da Universidade do Ceará e depois foram desenvolvidas formulações mais adequadas à produção industrial. "O desafio combinou com o antigo desejo de levar ao mundo algo positivo e ao mesmo tempo lucrativo", conta o empresário. Para ter sucesso, o produto também precisava alinhar preço, escala e qualidade.

"A pegada está em replicar o funcionamento da natureza no dia-a-dia, recuperando com novas tecnologias o que perdemos ao longo dos milénios, sem voltar à Idade da Pedra", diz Majolo. A novidade do produto, além da eficiência contra a sujidade, o mofo ou o bolor, estava na origem: a natureza. A fórmula é baseada em terpeno - composto presente em cítricos e outros vegetais, com propriedades bactericidas e fungicidas.

Sediada em Jundiaí, a 60 km da capital de São Paulo, a TerpenOil obtém a maior parte da sua matéria prima de laranjas processadas em fábricas de sumo. Mas também usa pinho, eucalipto e citronela. Os principais consumidores são empresas que procuram bons índices de sustentabilidade e de saúde do trabalhador. Mensalmente são produzidos 60 mil litros de soluções de limpeza, todos biodegradáveis e baseados em recursos renováveis.

Testes realizados com amostras da TerpenOil no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, mostraram a capacidade de reduzir 90% dos fungos e 80% das bactérias presentes no que se respira em ambientes fechados. A empresa é a única do sector no país a ter o selo ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, como chancela para fornecimento a "green buildings".

No Brasil, o mercado de produtos de higiene e limpeza facturou o equivalente a 5,5 mil milhões USD, em 2016, com crescimento de 44,3% desde 2011. "Encontramos espaço na onda da procura por vida saudável e produtos naturais de fontes renováveis", diz Marcelo Ebert, director da TerpenOil.

O modelo de negócios original estava centrado nas vendas corporativas, faltava chegar aos retalhistas. O que aconteceu em 2018 com o lançamento da marca YVY, com o seu próprio modelo de vendas de cápsulas de produtos de limpeza concentrados para clientes domésticos - por e- -commerce, no modelo de clube de assinatura. O produto concentrado em cápsulas evita a embalagem em recipientes plásticos que, em grande parte, são ocupados com água e reduzem as necessidades de transporte.

A empresa investiu 10 milhões USD nas duas linhas, com aumento das vendas entre 20% e 40% ao ano. Embora recentes, as vendas no retalho têm apresentado um crescimento consistente de 20% ao mês. Os concorrentes da TerpenOil são outros fabricantes de produtos de limpeza com base em terpenos, mas apenas no mercado corporativo.

A TerpenOil também desenvolveu produtos para tratamento de emissões de gases, que neutralizam VOCs e odores em condutas de ar condicionado de ambientes industriais. Hoje, esse produto representa uma pequena parte do leque oferecido pela companhia e é voltado só para o cliente corporativo. "À medida que o mercado se torna mais consciente, o plano é expandir o portfólio de produtos", diz Ebert.


(artigo publicado na edição 503 do Expansão, de sexta-feira, dia 14 de Dezembro de 2018, disponível em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Solutions&Co

Nota: Pelo segundo ano, o Expansão integra o projecto Solutions&Co que, este ano, arrancou a 3 de Dezembro, data de início da COP 24, Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas. Durante várias semanas, divulgamos projectos empresariais amigos do ambiente de vários países.


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