Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendAgenda

Mais de 500 milhões EUR para projectos digitais em África

FÓRUM DE ALTO NÍVEL ÁFRICA-EUROPA PARA A COOPERAÇÃO NA ERA DIGITAL

Além da criação do Grupo de Trabalho sobre a Economia Digital, o Banco Europeu de Investimentos concluiu no Fórum de Viena os termos para a assinatura de três operações de financiamento, no montante de 500 milhões EUR, para projectos em TIC, energia e infra-estruturas de transporte público em África.

Reforçar o investimento do sector privado europeu em África para que a entrada na era digital chegue a todo o continente foi uma das conclusões saídas do Fórum de Alto Nível África-Europa, que decorreu esta semana em Viena, onde foram assinados acordos na ordem dos 500 milhões EUR para apoiar projectos digitais no continente africano.

O Fórum para a Cooperação na Era Digital reuniu, na Áustria, que ocupa a presidência rotativa da União Europeia, mais de 50 delegações africanas e da União Europeia, perto de mil inovadores e startups de África e da Europa, e empresas já estabelecidas no mercado.

O Fórum, que resulta de uma iniciativa conjunta dos presidentes da União Africana, Paul Kagame, e do Conselho Europeu, Donald Tusk, tem como objectivo reflectir e agir sobre o que é necessário fazer para garantir a prosperidade e competitividade entre os dois continentes, aprofundando a relação, com foco direccionado para projectos da era digital.

Para que o reforço do investimento privado europeu em África seja uma realidade, os participantes do encontro destacaram a necessidade de mudanças políticas e no ambiente de negócios, para garantir a redução do risco e estimular o empreendedorismo. O investimento deve incidir em sectores com elevado potencial de crescimento do emprego, aproveitando a força de trabalho juvenil africana, que deverá registar um crescimento anual entre os 15 e os 20 milhões de jovens cada vez mais instruídos. (...)


(Leia o artigo integral na edição 504 do Expansão, de sexta-feira, dia 21 de Dezembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)