Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Liderança e Foco: Um verdadeiro desafio

Gestão de pessoas

Os líderes devem ter a capacidade de "olhar mais longe", de estabelecer compromissos consigo próprio, com os seus liderados, com a organização, com a sociedade. Devem ter a consciência destas diferentes vertentes que influenciam os resultados, mas, mais do que isso, o posicionamento da sua organização. E você, como líder, qual o seu verdadeiro Foco?

Acredita-se que manter o foco, é fácil. É tão fácil!... Basta pensar num determinado projecto e implementar, de vez em quando, adequar e quase instantaneamente está concluído com sucesso. E tudo acontece de acordo com aquilo que se idealizou; mantendo o rumo as coisas acabam naturalmente por acontecer.

Um cenário idílico? Gostaria que assim fosse? Se calhar até é possível... até porque, na realidade, só depende de si. Já pensou nisso?

Manter o foco, o alinhamento, a estratégia do que se pretende concretizar, não depende dos outros, mas sim do que o líder assumir para si, como de facto importante, concretizável e indispensável.

A liderança é algo partilhado, não existe liderança se não existirem liderados, estes, por sua vez, necessitam que alguém lhes indique o caminho que devem percorrer, para que consigam concretizar e alcançar os objectivos que, de facto, fazem sentido e são relevantes.

O papel do líder é de extrema relevância, já que é este que deve manter presente o que a organização necessita e o que pretende alcançar. (...)


(Leia o artigo integral na edição 508 do Expansão, de sexta-feira, dia 25 de Janeiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)