Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

BNA volta a baixar taxa de juro com a descida da inflacção

PELA SEGUNDA VEZ DESDE 2017

A redução em 0,75 pontos percentuais da Taxa BNA é o segundo "desaperto" da política monetária desde 2017, depois de cinco anos sempre a subir.

O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM/BNA) baixou a Taxa BNA de 16,5% para 15,75%, tratando-se do segundo "desaperto" da política monetária desde 2017.

O banco central manteve ainda inalterados os coeficientes das Reservas Obrigatórias em moeda nacional (17%) e estrangeira (15%), bem como da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez em 0%.

O banco central justifica as medidas com a redução da inflação em 2018, bem como pela evolução da Base Monetária, variável operacional da política monetária, que contraiu 10,71% nos últimos doze meses.

Fonte do sector bancário revelou ao Expansão que a medida passa uma mensagem positiva ao mercado. "A redução da Taxa BNA implica uma melhoria nas condições do crédito à economia", afirmou a fonte.


(Leia o artigo integral na edição 509 do Expansão, de sexta-feira, dia 1 de Fevereiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)