Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Revisão do OGE no II trimestre

CASO PREÇO DO CRUDE SE MANTENHA

O Governo solicitou às unidades orçamentais para apresentarem propostas de ajustamento às suas despesas com base numa redução de 30%, visando uma eventual revisão do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2019 que, a acontecer, só no II trimestre, apurou o Expansão junto de fonte do Ministério das Finanças.

Esta semana, a secretária de Estado para as Finanças e Tesouro, Vera Daves, revelou que o Governo terá que "provavelmente" rever o OGE caso os preços do barril de petróleo nos mercados internacionais se mantenham abaixo dos 68 USD, o valor de referência do barril no orçamento do Estado.

Fonte do MinFin admite que esta revisão é apenas um dos cenários que estão em cima da mesa e que apenas haverá decisão sobre uma eventual revisão depois de Março. "Até ao final do trimestre será possível observar o comportamento dos preços do barril de petróleo.

A manter-se os preços actuais, que estão abaixo do preço de referência, haverá uma revisão. Caso se aproximem ou passem esse preço não haverá revisão já que este preço de referência é uma previsão sobre o preço médio do ano", sublinhou.


(Leia o artigo integral na edição 509 do Expansão, de sexta-feira, dia 1 de Fevereiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)