Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Lourenço e Tshisekedi ratificam cooperação de "velhas intenções"

COMÉRCIO E SEGURANÇA NO CENTRO DAS RELAÇÕES

No centro da conversa privada entre os dois chefes de Estado estiveram temas como as relações de cooperação nos domínios da segurança e da economia. João Lourenço manifestou a Félix Tshisekedi o interesse de Angola em renegociar os acordos assinados com a RDC, sobretudo no domínio energético.

O Presidente de Angola espera que a cooperação com a República Democrática do Congo (RDC) passe "das velhas intenções para projectos concretos". Esta posição foi manifestada, no final da visita a Luanda, do Presidente Félix Tshisekedi, tendo João Lourenço assumido a necessidade de reforçar as relações entre os dois países.

Adiantou ainda que Angola tem enorme interesse em renegociar os vários acordos até aqui assinados com a RDC, sobretudo no domínio energético. "Temos de discutir e negociar formas de Angola poder beneficiar da energia produzida pela barragem do Inga [RDC] para Cabinda e outras localidades fronteiriça da província do Zaire", disse Lourenço.

Desde Julho de 2018, que os dois países vizinhos mantém um acordo-quadro de cooperação no domínio da energia eléctrica. Os signatários do documento foram os ministros da Energia e Águas de Angola, João Baptista Borges, e da Energia e Recursos Hídricos, Igete Ifoto, da República Democrática do Congo. Contudo, apesar da assinatura do referido acordo-quadro, fonte do Expansão no Ministério das Relações (MIREX) garantiu que "as intenções não saíram do papel".

Durante a conferência de imprensa no jardim da Cidade Alta, o Chefe de Estado angolano reafirmou, ainda, o "particular interesse em negociar a assinatura de acordos bilaterais de cooperação em matéria de segurança, ordem pública e no domínio migratório" e "reorganizar e dinamizar as trocas comerciais, no geral, e, em particular, o comércio transfronteiriço no benefício de ambas as partes". (...)


(Leia o artigo integral na edição 510 do Expansão, de sexta-feira, dia 8 de Fevereiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)