Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Brexit sem acordo pode resultar em catástrofe económica

ALERTA PRESIDENTE DO PARLAMENTO EUROPEU

"Uma saída desordenada é uma solução muito perigosa", avisou Antonio Tajani, que admite que a União Europeia até estará disposta a ir mais longe em novas negociações "caso o Reino Unido esteja disposto a mudar algumas das suas linhas vermelhas", nomeadamente "no tema da fronteira irlandesa".

A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) sem acordo poderá ter consequências catastróficas, alertou, na quinta-feira, o presidente do Parlamento Europeu, após reunir com a primeira-ministra inglesa, Theresa May. "Foi uma reunião produtiva, mas estamos muito preocupados. Arriscamos uma catástrofe económica e humana, esta é a realidade no caso de um "Brexit" sem acordo. Uma saída desordenada é uma solução muito perigosa", avisou Antonio Tajani.

O italiano manifestou o apoio do PE ao acordo de saída já fechado entre Bruxelas e Londres, por ser a única solução que garante a saída ordenada do Reino Unido da UE, a paz na ilha da Irlanda e a integridade do mercado único. Mas disse estar disposto a ir mais longe "caso o Reino Unido esteja disposto a mudar algumas das suas linhas vermelhas", nomeadamente "no tema da fronteira irlandesa", sem adiantar mais detalhes.

Segundo o coordenador do PE para o "Brexit", Guy Verhofstadt, a assembleia europeia está aberta a tornar a declaração política da relação futura entre a UE e o Reino Unido, que acompanha o texto do acordo de saída, mais "ambiciosa, vinculativa e precisa", inclusive na cláusula do mecanismo de salvaguarda para a fronteira irlandesa, "explicando claramente que aquele é uma segurança e nada mais do que isso".

Em causa está o chamado "backstop", uma solução prevista no Acordo de Saída que será activada se não estiver concluído um novo acordo comercial após o período de transição, no final de 2020, mantendo o Reino Unido na união aduaneira europeia e a Irlanda do Norte sujeita a certas regras do mercado único. (...)


*com Lusa

(Leia o artigo integral na edição 510 do Expansão, de sexta-feira, dia 8 de Fevereiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)