Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

10 GRANDES DESAFIOS

Gestão

A competência distintiva e a capacidade de transformar informação em verdade e desenvolvimento são comuns a todas as áreas de intervenção, sejam elas nos domínios político, social, económico, ou da comunicação social. Conta a forma como se consegue, através de análise crítica construtiva, transformar factos em dinâmicas de mudança consistentes.

Alguns dos especialistas mais conceituados em estudos sobre comunicação e informação consideram que dois dos factores que determinam a influência da comunicação sobre a mudança são o estilo e a forma de captar e gerir a informação e a integração da mesma nos diversos níveis de responsabilidade, diria, a forma como a dinâmica de comunicação desperta e envolve todos os intervenientes na sociedade, para os verdadeiros desafios da sustentabilidade.

No que respeita ao estilo e à forma de gestão da comunicação, consideram que a diferença está naqueles que demonstram persistência, procura da verdade, espírito de sacrifício, entusiasmo e uma capacidade constante de transformar informação em perspectivas de solução, acção, sempre na lógica do desafio à reflexão.

De igual modo, consideram que esta dinâmica deve estar associada a uma perspectiva optimista sobre o futuro, a única forma de dar foco e motivar confronto de opiniões e estilos. Quanto à integração da informação nos diversos níveis de decisão e influência, contam o reforço desta dinâmica, através da actualização permanente da informação, a escuta activa de todos os envolvidos e a aceitação de opiniões, críticas e perspectivas de solução. (...)


(Leia o artigo integral na edição 512 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Fevereiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)