Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Bancos ficaram com 80% dos 815 milhões USD levados a leilão de divisas

MERCADO CAMBIAL EM FEVEREIRO

O diferencial entre o mercado informal e o formal é de 29,9%, já que a moeda norte-americana valorizou nas ruas da capital no mês de Fevereiro, encontrando-se um pouco acima dos objectivos do Governo.

O Banco Nacional de Angola (BNA) levou 815 milhões USD a 13 leilões de divisas em Fevereiro, com os bancos a ficarem com 89% desse valor, o equivalente a 724,5 milhões, tendo a taxa de câmbio do kwanza face ao USD depreciado 0,2%, de acordo com cálculos do Expansão.

Em Fevereiro, o banco central levou aos leilões cerca de 16% a mais que os anunciados 700 milhões USD no final de Janeiro. Ainda assim, o BNA vendeu menos 30,3% este mês que os 1,0 mil milhões USD vendidos em Fevereiro do ano passado.

Apesar de a moeda estrangeira de referência em Angola ser o euro, o BNA tem publicado os resultados dos leilões em USD. Há quatro meses que o banco central também deixou de publicar a lista com o nome dos bancos que compram divisas nos leilões.

Se em relação ao USD, houve uma depecriação de 0,2%, já que a taxa média era de 314,7 Kz no início do mês e passou a 315,3 Kz por USD, em relação ao euro houve uma depreciação de 1,3%, com cada euro a custar 353,3 Kz no início do mês, passando a 357,9 Kz esta quinta-feira. Esta diferença deve-se ao facto de a moeda de referência utilizada em Angola estar a ganhar terreno face ao USD nos mercados internacionais.

O diferencial, ou "gap", entre o mercado informal e o formal da moeda europeia é actualmente de 35,6%, um valor bastante acima do objectivo de 20% do Governo para o final do ano passado, no âmbito do Programa de Estabilidade Macroeconómico (PEM). Quanto ao USD, esta quinta-feira o "gap" era de 29,9%. (...)


(Leia o artigo integral na edição 513 do Expansão, de sexta-feira, dia 1 de Março de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)