Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

Verba é insuficiente para assegurar propina nas melhores universidades

OS 20,5 MIL USD POR ALUNO NÃO CHEGAM PARA OS 37,5 MIL USD DO MESTRADO NO IMPERIAL COLLEGE LONDON

Os candidatos às bolsas terão de ter média de licenciatura igual ou superior a 16 e serão sujeitos a um processo de selecção rigoroso, de sete fases, que será avaliado por um júri nacional, organizado por áreas ou domínios de formação. Engenharias, cursos tecnológicos e saúde são áreas prioritárias.

O programa de envio anual de 300 licenciados com "elevado desempenho e mérito académico" para "as melhores universidades do mundo" para cursos de mestrado e doutoramento foi aprovado por decreto presidencial, publicado no dia 22 de Fevereiro em Diário da República, mas a verba afectada poderá não ser suficiente para cobrir as propinas nas universidades que lideram os rankings das melhores pós-graduações.

O programa prevê a afectação de 11 mil milhões Kz, para assegurar a propina de 1 500 alunos nos cinco anos de vigência da bolsa, montante insuficiente se tivermos como base, por exemplo, o valor da propina paga pelo mestrado em Economia e Estratégia de Negócios, no Imperial College London, no Reino Unido, onde ingressou o angolano Marlon Martins, em 2016.

A propina paga nesse ano, para o programa de mestrado de os dois anos era de 26 mil libras, o equivalente na altura a 37,5 mil USD, quantia distante dos 20,5 mil USD por aluno previstos no programa de bolsas, anunciado pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, em Janeiro.

Aos 11 mil milhões Kz (o equivalente a 34,6 milhões USD), acresce um subsídio anual de mil USD por aluno, para o nível de doutoramento, e de 500 USD, no mestrado, para o desenvolvimento da investigação científica e participação em eventos científicos e para apresentação dos resultados da investigação, num montante global de 1 milhão USD nos cinco anos. (...)

(Leia o artigo integral na edição 513 do Expansão, de sexta-feira, dia 1 de Março de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)