Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

PT Ventures/Oi e Sonangol com maioria na gestão da Unitel

ELEIÇÃO DO NOVO PCA SÓ EM MAIO

Mantêm-se os antigos administradores Isabel dos Santos (Vidatel) e Amílcar Frederico Safeca (Geni). Entram Miguel Geraldes e Luiz Rosa pela PT Ventures/Oi e João Boa Quipipa, pela MSTelcom/Sonangol. O novo PCA só será eleito em Maio, na primeira reunião deste Conselho de Administração.

A PT Ventures (PTV), subsidiária da brasileira Oi, e a MSTelcom, pela Sonangol, nomearam três dos cinco administradores do novo Conselho de Administração da Unitel, que toma posse até dia 6 de Maio, apesar de deterem apenas 50% do capital da operadora de telecomunicações (cada uma com 25% das acções da Unitel).

Segundo fonte do Expansão, um acordo entre accionistas prevê que a PTV nomeie a maioria dos administradores, bem como o director-geral. Os indicados pela PTV são Miguel Geraldes, novo director-geral, e Luiz Rosa, administrador com funções por indicar, ambos com histórico de passagem por empresas do grupo da brasileira Oi.

Este desenlace só se tornou possível após a decisão Tribunal de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional, em Paris, a favor da Oi, em Fevereiro, onde a operadora brasileira tinha uma providência cautelar contra a Unitel.

Pela MSTelcom, subsidiária das telecomunicações da Sonangol, foi nomeado João Boa Francisco Quipipa, assessor do Ministério das Finanças e antigo secretário de estado para o Tesouro que poderá ficar com o cargo da direcção das finanças da Unitel.

Mantêm-se os antigos administradores Isabel dos Santos pela Vidatel, que detém 25% das acções e é a actual PCA. E Amílcar Frederico Safeca, apontado como sendo próximo do dono da Geni, o general Leopoldino do Nascimento, também com 25% do capital da Unitel.

Neste cenário, Isabel dos Santos não só terá de abandonar a Presidência Conselho de Administração, como perderá dois administradores que eram da sua confiança. (...)


(Leia o artigo integral na edição 516 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Março de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)