Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Ministério Público recupera 3,3 mil milhões USD do Fundo Soberano e deixa cair processos contra Bastos de Morais

Quantum Global

A Procuradoria-Geral da República (PGR) acaba de anunciar que o Estado recuperou 3,3 mil milhões USD do Fundo Soberano de Angola sob gestão da Quantum Global, a empresa do suíço-angolano Jean-Claude Bastos de Morais, empresário que estava em prisão preventiva em Luanda e foi libertado hoje após chegar a acordo com as autoridades.

Segundo o comunicado da PGR, o Fundo Soberano já tem na sua posse 2 350 milhões USD de activos financeiros recuperados de bancos no Reino Unido e Ilhas Maurícias, e outros 1 000 milhões USD de património imobiliário como empreendimentos hoteleiros, minas de ouro, fazendas e resorts, em Angola e no exterior.

Na sequência da recuperação destes montantes por parte do Serviço Nacional de Recuperação de Activos, o Ministério Público "decidiu não prosseguir criminalmente contra Jean-Claude Bastos de Morais, tendo-lhe sido restituída a liberdade", lê-se ainda no comunicado.

Como avançado pelo Expansão na última edição, entre quarta e quinta-feira a PGR teve duas respostas nada esclareceras sobre o alegado entendimento com a Quantum Global: primeiro, disse ao Expansão que "nada tem a pronunciar-se sobre o assunto", acrescentando que "em tempo oportuno a PGR irá divulgar um comunicado", e depois, na quinta-feira, negou ter tomado "qualquer passo de levantamento dos processos que decorrem no exterior do país contra a Quantum Global".

No mesmo período, nem o Fundo Soberano, nem a Quantum, responderam aos diversos pedidos de esclarecimento efectuados pelo Expansão.


Notícias relacionadas:
Quantum anuncia acordo com Fundo Soberano de Angola e libertação de Bastos de Morais
Empresário Jean-Claude Bastos de Morais colocado em liberdade em Luanda Publicação
Nova vitória da Quantum na batalha jurídica com Angola