Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

Engenheiro cria calculadora que estima custos de campo de petróleo

SILVESTRE CASSA LOMBO DESENVOLVEU SOFTWARES PARA VÁRIOS SECTORES

Um software criado por Silvestre Cassa Lombo, engenheiro de instalações petrolíferas, permite, quando se descobre um campo de petróleo, calcular o tipo de sonda, a perfuração e o custo de produção do campo. A calculadora, cuja autoria foi registada pelo Ministério da Cultura, já está a ser comercializado.

Um engenheiro de instalações petrolíferas desenvolveu um software que permite fazer a projecção de infra-estruturas petrolíferas e estimar os custos de produção de um campo de petróleo.

A calculadora, criada pelo engenheiro de instalações petrolíferas Silvestre Cassa Lombo, denominada OFC 2000, começou a ser desenvolvida em 2001, no âmbito da cadeira de simulação de reservatórios petrolíferos na Universidade estatal de Luisiana, nos EUA.

"Quando é descoberto um campo [local onde foi confirmada a existência de petróleo], os dados técnicos dos estudos preliminares retirados são inseridos na calculadora e ela, por sua vez, calcula, por exemplo, o perfil de produção, de perfuração, o tipo de sondas a usar e estima o custo de produção do campo", explica o criador do programa.

O software calcula também o reservatório e perfuração, instalação de equipamentos submarinos, instalações de superfície, plataformas flutuantes e fixas, custos económicos, relatório, linha de água, de gás, isolador e o tipo de linha.

"A linha é o chamado tubo que serve para transportar o óleo do poço para o centro de processamento", esclarece Silvestre Cassa Lombo, sublinhando que as funções da calculadora estão em português e também podem estar em qualquer língua. (...)


(Leia o artigo integral na edição 516 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Março de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)