Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Governo corta crescimento para 2019 em 85%

PREVISÃO PASSOU DE 2,8% PARA 0,4%

A forte revisão em baixa do crescimento deste ano conhecida juntamente com a estratégia de endividamento de médio prazo coloca a economia praticamente estagnada, depois de três recessões nos últimos três anos. Com um produto menor do que o antecipado, o rácio da dívida sobe um ponto para 62% do PIB.

A economia de Angola vai crescer apenas 0,4% em 2019 em vez dos 2,8% previstos no Orçamento Geral do Estado (OGE) deste ano, de acordo com o cenário macroeconómico que serviu de base à estratégia de endividamento de médio prazo 2019-2021 divulgada no final de semana no site do Ministério das Finanças.

A forte revisão em baixa do crescimento para este ano, medido pela variação do produto interno bruto (PIB), coloca a economia praticamente estagnada, depois de três recessões em três anos.

Depois de ter afundado 2,6% em 2016, segundo o Instituto Nacional de Estatística, o PIB recuou 0,1% em 2017, também pelas contas do INE, e voltou a encolher 1,1% em 2018, de acordo com estimativas do Governo.

A culpa do corte no crescimento é do petróleo. No cenário macroeconómico que serviu de base ao OGE 2019, conhecido no final de Outubro de 2018, o crescimento de 2,8% resultava da média ponderada de um crescimento de 3% do PIB petrolífero e de 2,6% do PIB não petrolífero.

Já no cenário macroeconómico que serviu de base à estratégia de endividamento de médio prazo a economia vai crescer os referidos 0,4% com o PIB petrolífero a quebrar 2,2% e o PIB petrolífero a crescer apenas 1,5%. (...)



(Leia o artigo integral na edição 518 do Expansão, de quarta-feira, dia 3 de Abril de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)