Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Relato financeiro - A evolução expectável no sector segurador

Análise

A realidade actual do modelo de relato financeiro associado à indústria seguradora em Angola não se encontra actualizada pelas melhores referências, seguindo um modelo desajustado às necessidades dos dias de hoje. Trata-se de um modelo antigo, pouco exigente ao nível da divulgação de informação, o qual não aborda da melhor forma algumas temáticas relevantes da indústria.

Nos tempos que correm é inequívoca a relevância que o relato financeiro das entidades que actuam nos mercados tem para o desenvolvimento económico e social da sociedade. A informação é uma necessidade premente. Valores como a responsabilidade, credibilidade e transparência são alcançados, não só, com uma boa actuação nos mercados onde essas entidades operam, como também com um relato financeiro de qualidade.

A evolução que a sociedade regista requer das entidades uma constante aposta e reforço dos seus sistemas de reporte financeiro, pois só assim as exigências dos mais variados stakeholders, como clientes, fornecedores, trabalhadores, investidores, reguladores, autoridades fiscais (bem... o público em geral), são satisfeitas.

Um sector financeiro forte em Angola, à semelhança da generalidade dos países, é crucial para o seu desenvolvimento e representa a sua vitalidade económica. Essencialmente representado pelas indústrias de banca e seguradora, deve assentar na transparência da informação partilhada, a qual só é assegurada por um relato financeiro adequado.

A indústria bancária em Angola já seguiu uma estrutura de relato financeiro mais evoluída, tendo adoptado um referencial contabilístico de referência (as normas internacionais de contabilidade - IAS/IFRS). Apesar de a indústria seguradora ainda não o ter feito, pode, em larga medida, beneficiar desta experiência e caminhar para a harmonização com o sector bancário e/ou outras práticas de referência internacional. (...)


(Leia o artigo integral na edição 523 do Expansão, de quarta-feira, dia 10 de Maio de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

*Executive Director, EY Angola