Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Inflação a cair mas IVA e luz podem fazer disparar preços

Índice de preços no consumidor

O Governo prevê, no Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2019, uma taxa de inflação anual a 15% e pela marcha dos preços revelados pelo INE, a inflação poderá ficar dentro do intervalo. Mas dois cenários podem baralhar as contas: a subida dos preços da electricidade e a implementação do IVA a 1 de Julho.

Os preços no consumidor nacional aumentaram 1,09% entre Abril e Maio, o que coloca a inflação a 12 meses (homóloga) em 17,1%. A este ritmo de descida face ao mesmo período do ano anterior, a inflação aproxima-se dos 15% previstos pelo Governo até ao final do ano, mas preços devem subir em breve com os aumentos dos custos com a electricidade e a entrada em vigor do IVA.

Contas feitas, com base no Índice de Preços do Consumidor Nacional (IPCN) do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) durante o período em referência, a inflação homóloga situou-se regista um decréscimo de 2,7 pontos percentuais em relação à observada em igual período do ano anterior. Em termos nacionais, indica o INE, os preços subiram 0,04 pontos percentuais, ou melhor, a inflação mensal voltou a acelerar para os 1,09% em Maio contra os 1,05 registados no quarto mês de 2019.

A ligeira aceleração dos preços em todo o País é incomparável com o pico da inflação mensal registada em Julho de 2016, quando, no espaço de um mês, segundo o INE, os preços rondaram uma média de 4,2%, enquanto a homóloga fixou-se nos 33,7%. Os dados do INE indicam que a classe da "Saúde", com 1,9%, foi a que mais contribuiu para o aumento dos preços em Angola, o que significa que os angolanos estão a gastar mais dinheiro com pagamentos da saúde.

(Leia o artigo na integra na edição 528 do Expansão, de sexta-feira 14 de Junho de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)