O espaço mais valioso do mundo: a mente dos consumidores
"Fazer igual" (ou seja, copiar boas práticas) pode resultar ao nível do negócio, mas não ajuda a criar uma identidade própria da Marca com impacto no longo prazo. Se algo não é único, significa que pode ser obtido em qualquer outro lado, eventualmente em melhores condições. A singularidade é alcançada quando não consegue encontrar um substituto...
Quanto vale para uma Marca a conquista de um espaço único, só seu, na mente de um consumidor? A resposta só pode ser: "Não tem preço!".
Poder ocupar esse espaço é um sinal claro de uma proximidade entre o Consumidor e a Marca, de uma forma que está muito para lá da mera opção de compra. Corresponde a uma identificação ampla de valores, maneira de estar, de significado, de propósito.
Por esta razão, a Marca é reconhecidamente um dos activos intangíveis, um dos mais preciosos que as empresas podem ter. Esta "ocupação" da mente do consumidor não acontece da noite para o dia, é um processo de longo prazo, de continuidade e de coerência, que envolve o estabelecimento de uma relação relevante com o consumidor.
A ocupação deste espaço tão valioso, resulta assim de vários factores:
Da capacidade da Marca em definir e apresentar um propósito relevante;
Da Marca poder entregar essa proposta de forma consistente e genuína ao longo do tempo;
Da capacidade da Marca ser coerente nessa entrega, nos diferentes pontos de contacto que estabelece com os Consumidores;
Perceber o valor da Marca na visão dos negócios é, assim, uma tarefa exigente e implica visão estratégica dos responsáveis pelos negócios e equipas empenhadas e competentes. (...)
*Superbrands Senior Partner
???????(Leia o artigo integral na edição 530 do Expansão, de sexta-feira, dia 28 de Junho de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)