Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

Cuba é o principal destino dos jovens bolseiros angolanos

BOLSAS EXTERNAS ATRIBUÍDAS PELO INSTITUTO NACIONAL DE GESTÃO DE BOLSAS DE ESTUDO (INAGBE)

País da América Central lidera lista dos 37 destinos dos jovens bolseiros nacionais. Quase metade (45%) estão ser formados nas áreas das ciências da saúde. Mas Cuba tem vindo a perder espaço para Brasil e Portugal nos últimos três anos, países onde têm entrado mais em cursos de engenharia e ciências sociais.

Cuba é o país que mais jovens bolseiros angolanos recebeu desde 2010, sendo que 43% de 6.920 bolsas externas atribuídas pelo Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) desde o início da década, tem sido direccionada para estudantes neste país. Mas tem vindo a perder espaço para Brasil e Portugal nos últimos três anos.

Neste país da América Central, cerca de 45% dos bolseiros angolanos são alunos nas áreas das ciências médicas e da saúde, enquanto na Rússia a formação está virada para as engenharias e tecnologias. Portugal e Brasil têm recebido alunos de cursos de engenharia e ciências sociais.

Quanto ao pagamento dos subsídios dos bolseiros externos do curso de graduação, o INAGBE atribui bolsas de diferentes valores consoante a região. Assim, os estudantes que estão na Ásia, em África e América do Norte recebem mensalmente 500 USD e os que estão na Europa e na América do sul 750 USD. Já os bolseiros de pós-graduação recebem 1.500 USD. (...)


(Leia o artigo integral na edição 532 do Expansão, de sexta-feira, dia 12 de Julho de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)