Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Sonangol e Total vão explorar 45 postos de abastecimento de combustível

AGUARDAM DECISÃO DA AUTORIDADE DA CONCORRÊNCIA

A 12 de Fevereiro, a petrolífera nacional enviou um ofício à Autoridade da Concorrência a manifestar interesse em avançar com um "acto de concentração de empresas". Objectivo é quota de mercado até 10% em 5 anos.

A Sonangol e a Total vão ser sócias numa joint venture que envolve a cedência de 45 postos de abastecimento à petrolífera francesa, num projecto que aguarda resposta por parte da Autoridade da Concorrência desde Fevereiro deste ano, de acordo com o relatório e contas 2018 da Sonangol.

A futura sociedade anónima "realizará a sua actividade nos postos de abastecimento sob a marca Total e nas lojas de conveniência sob a marca Bonjour", revela o R&C 2018 da petrolífera nacional.

O objectivo é, no primeiro ano de actividade, concentrar a actividade desta sociedade em postos de abastecimento, estimando atingir uma quota de mercado de 4% a 10% nos próximos cinco anos.

Segundo o relatório divulgado esta quinta-feira, no qual a Sonangol apresenta lucros de 257 milhões USD, um aumento de quase 60% face a 2017, o modelo de negócio passa por a Sonangol ficar com 50% do capital da futura sociedade anónima, ficando a Total com 49% do capital e a Goal Investimentos com 1%.

A Sonangol estará representada na sociedade pelas suas subsidiárias Sonangol Distribuidora, Sonagás, Sonaci e Sonaref, sendo que a Sonangol Distribuidora realizará a entrada de capital mediante a transmissão da titularidade de 45 postos de abastecimento. As restantes empresas efectivam a sua entrada integralmente em dinheiro. Já a Total e a Goal entram com dinheiro para realizar o capital social remanescente, avança o documento. (...)

(Leia o artigo integral na edição 533 do Expansão, de sexta-feira, dia 19 de Julho de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)