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Angola

Mais de 3,3 milhões de atendimentos nas 12 unidades do universo SIAC

Os números de 2018

O Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) continua a crescer. Em 2018 foram realizados 3.360.120 atendimentos (29% por entidades do sector público administrativo e 71% por entidades empresariais publicas e privadas), o que representa um aumento de 21,31% face a 2017, e uma média mensal de 280.010 atendimentos.

O crescimento do projecto SIAC sustenta-se pelo número de atendimentos que fez no ano de 2018. No total foram 3.360.120, entre as entidades do sector público administrativo, 974.435 (29% do total) e as entidades do sector empresarial público e privado, 2.385.685 (71%), um aumento de 21,31% relativamente ao ano transacto.

A unidade de Talatona, a primeira da rede, continua a liderar o numero de atendimento com mais de 40%, sendo que a segunda unidade como maior afluência é a da cidade do Huambo, com perto dos 12% do total.

Estes valores justificam-se pelo conjunto de serviços disponibilizados num mesmo espaço, sendo que na área do sector público administrativo estão representados 15 serviços de oito ministérios - Direcção Nacional do Arquivo de Identificação Civil e Criminal, Cartório Notarial, Registo Civil, Registo de Propriedade Automóvel, Registo Comercial, Ficheiro Central das Denominações Sociais, Registo Predial, Direcção Nacional de Viação e Trânsito, Instituto Nacional da Segurança Social, Direcção Nacional de Impostos, Instituto Nacional de Estatística, Centro Integrado de Apoio ao Empreendedorismo Comercial - CAEC e Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Assuntos Consulares.

O SME vai também entrar nestas unidades com a possibilidade do cidadão poder tratar do passaporte, fechando assim o ciclo de documentos que suportam a cidadania, e podem ser tratados num mesmo local.

No sector empresarial público e privado, estão representados no SIAC quatro instituições bancárias, BPC, BAI, Banco Sol e BAI Microfinanças, três empresas de seguros, ENSA, Confiança Seguros e Nossa Seguros, duas empresas de comunicações, UNITEL e Angola-Telecom, as empresas de água e electricidade, ENDE - PRODEL e EPAL e a transportadora aérea nacional TAAG. Juntam-se em cada uma das unidades serviços de restauração e papelaria, explorados comercialmente por concessão. (...)

(Leia o artigo integral na edição 533 do Expansão, de sexta-feira, dia 19 de Julho de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)