Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Novo Número de Identificação Fiscal pode ser consultado na Internet

CONTRIBUINTES "ENTOPEM" AS REPARTIÇÕES DA AGT

A AGT assegura que divulgou a informação sobre a possibilidade de consulta online, mas muitos contribuintes continuam a deslocar-se às repartições, onde se registam longas filas.

Muitos contribuintes abrangidos pela actualização automática de Número de Identificação Fiscal (NIF) desconhecem que através dos portais da Agência Geral Tributária (AGT) na Internet podem efectuar a actualização e a consulta do número fiscal sem terem de deslocar-se a uma repartição.

Numa ronda efectuada pelo Expansão ao longo da semana por várias repartições fiscais foi possível constatar a existência de demoradas filas de contribuintes que pretendiam efectuar vários serviços que podem ser feitos no site da AGT, no Portal do Contribuinte, no Portal dos Serviços Públicos Electrónicos do Governo de Angola (SEPE) e na página do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC).

"Não sabia que posso consultar e actualizar o meu NIF a partir do portal SEPE ou da AGT, pois se soubesse de certeza que não estaria fila", desabafa a contribuinte Ana Filipe, que pretende apenas levantar o NIF para abertura de conta bancária.

Para outro cidadão, que pediu anonimato, a AGT deveria fazer mais publicidade para evitar que as pessoas se desloquem às repartições. "Seria bom se nos enviassem mensagens com a informação de que podemos efectuar vários serviços a partir da internet", diz. (...)


(Leia o artigo integral na edição 533 do Expansão, de sexta-feira, dia 19 de Julho de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)