Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Sonangol está a "ganhar" 900 milhões de euros na Galp

ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DA ESPERAZA 'HOLDING' NA AMORIM ENERGIA

Se vendessem a sua participação indirecta na petrolífera portuguesa, a parceria Sonangol-Isabel dos Santos obteria quase 1.500 milhões de euros em mais-valia potencial. Em 2005 gastaram 812 milhões de euros, mas receberam dividendos de 560 milhões e a sua participação vale hoje 1.748 milhões.

Se a "holding" angolana Esperaza vendesse hoje a sua participação indirecta na petrolífera Galp Energia, a Sonangol e Isabel dos Santos obteriam uma mais-valia potencial de 1.496 milhões de euros, de acordo com cálculos do Expansão sobre os relatórios e contas da petrolífera portuguesa.

Os accionistas desta "holding" sediada em Amesterdão, na Holanda, são a Sonangol, com 60% de participação, e a empresária Isabel dos Santos, proprietária da restante participação accionista. Esta "holding" de capitais angolanos detém 45% da Amorim Energia, que é a accionista de referência da Galp, com 33,34% das acções.

Fazem ainda parte da estrutura accionista da Amorim Energia a Power, Oil & Gas (35%) e a Amorim Investimentos (20%), empresas cuja participação pertence à família do falecido empresário português Américo Amorim.

Em 2005, a Amorim Energia adquiriu um terço das acções da Galp Energia num negócio que envolveu 1.700 milhões de euros. Em 2011, a compra de 5% aos italianos da ENI envolveu o pagamento de 590 milhões. Só que, já em 2016, a Amorim Energia vendeu por 485 milhões a mesma percentagem que tinha comprado à ENI, num negócio que representa uma menos-valia de 105 milhões de euros face ao negócio decorrido cinco anos antes.

Na altura, e de acordo com vários analistas, esta operação apenas se desenvolveu devido a uma pressão "vendedora" dos sócios angolanos da Amorim Energia. Contas feitas, desde 2005, entre compra e venda de acções, a Amorim Energia gastou 1.805 milhões de euros. (...)



(Leia o artigo integral na edição 533 do Expansão, de sexta-feira, dia 19 de Julho de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)