Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Liderança e Gestão do Tempo

GESTÃO DE PESSOAS

A gestão do seu tempo enquanto líder é fundamental, para as exigências e responsabilidades da sua função, mas sobretudo pelas elevadas expectativas que todos têm quanto à sua liderança. É fundamental que seja você a gerir o seu tempo e não deixe o tempo gerir-lhe a si. Encontrar o equilíbrio é o maior desafio, para que tenha sucesso desejado.

O que mais se exige a um líder é que tenha tempo para a sua equipa, para os seus pares, para os seus superiores hierárquicos. Que esteja sempre disponível, para o que seja necessário e provavelmente muitas vezes para o que também não é necessário. A gestão de tempo, é um desafio que o líder deve com maestria saber gerir para que não seja gerido por ele.

Este é um processo, que se diferencia pela forma como se organiza e planeia o tempo que tem à sua disposição na concretização das tarefas que deve realizar.

Na análise deste tema destaco três considerações que considero relevantes:

01. Gestão do seu tempo pessoal e profissional - de que forma, gere de sabiamente, eficazmente e eficientemente o seu tempo nos diferentes domínios da sua vida?

Como distribui o seu tempo nos diferentes campos da sua vida? Partindo do princípio de que é no trabalho que despende mais horas do seu dia, como distribui o seu tempo disponível? Para que a sua vida que não seja exclusivamente o seu trabalho. No final de um dia de trabalho está satisfeito com os resultados que obtém? O que é importante para si?

O meu exemplo: como "viciada no trabalho" que sou, tenho efectuado um esforço (sim, nem sempre fácil), mas possível na tentativa de ter tempo saudável para mim. Defini regras: uma delas realizar 2 vezes por semana a minha aula de Yoga. Uma gestão desafiante? Muito, mas recompensante, pois os benefícios que obtenho no final de cada aula permitem-me recarregar energias, permitem-me parar, permitem- me cuidar de mim e acima de tudo estar novamente preparada para o dia-a-dia. Estas pequenas rotinas, servem para que cuidemos de nós.

Este é apenas um exemplo, das muitas possibilidades que poderá concretizar, desde que se adeqúe ao seu estilo, gosto, disponibilidade, flexibilidade. Permita-se a encontrar algo que seja de facto importante, faça-o com base rotineira e acima de tudo faça-o com entusiamo e motivação. Estabeleça uma gestão do seu tempo pessoal e profissional onde consiga equilíbrio e desenvolvimento, de forma natural.

Enquanto líder, é da sua inteira responsabilidade ter tempo para cuidar de si, ter tempo para se valorizar, ter tempo para ser um melhor líder. (...)


(Leia o artigo integral na edição 534 do Expansão, de sexta-feira, dia 26 de Julho de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)