Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Libéria mergulhada em protestos contra a inflação e a corrupção um ano após eleição de George Weah

MANIFESTANTES EXIGEM MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA E ERRADICAÇÃO DA CORRUPÇÃO

Um escândalo relacionado com o desvio de dinheiro das reservas monetárias, a absolvição de ex-políticos acusados de corrupção e a inflação a chegar aos 23% reacendem os protestos.

Centenas de manifestantes envolveram-se, esta quarta-feira, em confrontos com a polícia, durante uma marcha contra a corrupção e a má administração económica do governo de ex-jogador de futebol George Weah, em Monróvia, que resultou na detenção de cinco pessoas.

A polícia teve de usar gás lacrimogéneo para dispersar milhares de pessoas que se reuniram na capital, nos protestos mais vigorosos, desde o dia 7 de Junho, altura em que se realizou a primeira grande manifestação para reclamar contra a deterioração das condições de vida da população a braços com a inflação em ascensão, de 23%, e uma constante perda de poder de compra.

A manifestação, de acordo com a Agência France Press (AFP), envolveu dezenas de associações da sociedade civil, incluindo jovens activistas que se associaram no chamado Conselho dos Patriotas (COP), que ajudaram George Weah a chegar à chefia da Presidência, em 2018.

A COP fez, em Junho, uma série de exigências a Weah, nomeadamente a melhoria dos direitos civis e a erradicação da corrupção, numa altura em que o Governo está no epicentro de um escândalo financeiro, que, segundo os manifestantes, levou à depreciação do dólar liberiano.

Um montante equivalente a 25 milhões USD terá sido retirado das reservas monetárias do país para ser injectado na economia local, mas uma auditoria revelou um destino incerto, apesar de o ministro das Finanças negar a existência de fraude. (...)


(Leia o artigo integral na edição 535 do Expansão, de sexta-feira, dia 2 de Agosto de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)