Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

15 milhões USD para viagens, cartões e transferências

LEILÕES DE DIVISAS NA SEMANA 5-9 DE AGOSTO

Na última semana foram disponibilizados 104,3 milhões de USD à banca comercial. O dólar voltou a valorizar face ao kwanza, atingindo um novo recorde.

O Banco Nacional de Angola (BNA) realizou três leilões na última semana, colocando à disposição dos bancos comerciais 104,3 milhões USD, sendo que 15 milhões foram especialmente destinados para viagens, cartões, transferências correntes e salários. A justificação tem a ver com o período de férias que muitos dos residentes, angolanos e estrangeiros, gozam neste mês de Agosto.

A sessão de quarta-feira foi feita apenas este efeito, tendo participado 22 bancos, o que significa que na próxima semana os bancos terão maiores disponibilidades financeiras para satisfazer as necessidades dos clientes.

O argumento do período de férias levou também a que no mês de Julho apesar da previsão de venda em leilão de 500 milhões USD, se tivessem transaccionado quase 836 milhões. Estando ainda na primeira semana, é de prever também que no mês de Agosto as divisas disponibilizadas pelo BNA possam ultrapassar os 500 milhões USD anunciados há 10 dias

Esta semana foram também disponibilizados 15 milhões USD para operações privadas, valores que não estão previamente destinados e sobre os quais os bancos têm maior liberdade para satisfazer os pedidos dos seus clientes. (...)


(Leia o artigo integral na edição 536 do Expansão, de sexta-feira, dia 9 de Agosto de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)