Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Mirex encerra representações comerciais e 'ressuscita' adidos comerciais nas embaixadas

QUASE ANO E MEIO DEPOIS DA PUBLICAÇÃO DO DECRETO PRESIDENCIAL

Estatuto Orgânico do Ministério das Relações Exteriores contempla extinção das representações comerciais. Nove diplomatas cessam as comissões de serviço.

Angola encerrou, no início deste mês, nove representações comerciais no estrangeiro, cujas funções serão substituídas pela categoria funcional de adido comercial, em tempos já utilizada na estrutura diplomática, que serão agora nomeados em comissão ordinária de serviço, para implementar a cooperação económica e estratégia para atracção de interesses económicos para o País.

A medida foi adoptada no âmbito do novo estatuto orgânico do Ministério das Relações Exteriores (Mirex), publicado no Decreto Presidencial n.º 69/18, de 6 de Março, e dos trabalhos da Comissão Multissectorial (para além do Mirex, envolve ainda as Finanças e o Comércio) criada pelo Chefe do Executivo no sentido de se estruturar e organizar as missões diplomáticas angolanas.

Segundo fonte ligada à direcção de cooperação internacional do Mirex, a falta de interesses económicos para Angola e a consolidação financeira em curso no País também contribuíram para o encerramento das representações comerciais de modo a permitir uma maior aposta na diplomacia económica. (...)


(Leia o artigo integral na edição 538 do Expansão, de sexta-feira, dia 23 de Agosto de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)