Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

Estudantes criam aplicativo que permite fazer contenção de gastos

O APLICATIVO É DENOMINADO POUPA+

O aplicativo poupa+, criado pelos estudantes do ISPTEC, vai permitir que as empresas e cidadãos controlem os seus gastos. Além disso, terão acesso às análises do mercado sobre a produção nacional e vão poder pesquisar os preços de um único produto em vários supermercados, com um simples clique.

Um grupo de estudantes do Instituto Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) está a desenvolver um aplicativo que permite às empresas e aos cidadãos particulares fazer contenção de gastos em época de crise.

O aplicativo, denominado Poupa+, está ser desenvolvido por Adriana da Rocha e Onésima Mateus, ambas estudantes do 4.º ano do curso de economia, em colaboração com os colegas Alegria Quilanda e Manuel Lino, do 4.º ano do curso de engenharia informática.

Motivados pela necessidade de controlar os gastos, devido à crise económica, que teve o seu início em 2014, uma das criadoras do projecto, Adriana da Rocha, explica que o aplicativo visa ajudar as pessoas a fazerem mais contenção dos seus gastos e, consequentemente, a melhorarem a sua gestão financeira para que possam saber quanto e como estão a gastar o seu dinheiro.

O aplicativo poupa+ permite ao usuário colocar o valor total do rendimento e o que pretende poupar e, no acto das despesas, quando o valor estiver a chegar próximo do que pretende poupar, o aplicativo notifica o usuário que está a 5% ou 10% do valor da poupança, por exemplo.

"Nós pretendemos ajudar as empresas e as famílias que estão disponíveis a gerir melhor o seu dinheiro. Somos economistas e sobretudo jovens, então estamos preocupados com o nosso presente e com futuro, por isso, estamos a pensar e a desenvolver ideias para ajudar o País a crescer, porque também seremos os beneficiados", afirma Adriana Rocha. (...)


(Leia o artigo integral na edição 539 do Expansão, de sexta-feira, dia 30 de Agosto de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)