Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

COM PESO E MEDIDA

Gestão

Nada tem tanto impacto nas empresas, como na vida, do que a capacidade para estar preparado para decidir, sabendo pesar as decisões, medindo distâncias, mesmo muitas vezes decidindo com incerteza.

Todos os dias, os gestores são confrontados com a necessidade de tomar decisões, a maioria delas sob pressão, no entanto, é importante perceber que uma decisão só é consciente, quando já se conhece o peso da sua consequência.

Esta tomada de consciência dá conta de que cada decisão implica um conjunto de medidas, que devem ser calculadas e acauteladas prevendo o seu impacto.

No mundo actual, tudo é de tal forma automático e ocorre com tanta rapidez, que se torna difícil criar hábitos de pensamento concentrado e analítico, limitando o homem e criando-lhe rotinas negativas, indutoras de preguiça e falta de qualidade, diria tornando-o precipitado.

Dedicados em absoluto ao trabalho e acção constante, falta-nos tempo para observar e repensar sobre motivos e implicações, massificando todo o tipo de iniciativas e comunicando, de forma telegráfica, por códigos ou mesmo fora das medidas adequadas.

Aprender a observar, ler, escrever e falar projecta os olhos na realidade, cria conivência saudável, sintonia, espírito crítico e mesmo sensatez nas decisões.

Nietzsche, no século XIX, considerou como prioritária a atenção sobre três motivos que justificam a existência de educadores: "deve-se aprender a ver, aprender a pensar, aprender a falar e escrever: o objectivo, nos três casos, é uma cultura nobre" (2006, p. 42). Este notável filósofo, no capítulo do seu livro Crepúsculo dos ídolos, intitulado "O que falta aos alemães", indica, já nessa altura, a necessidade de aprender a ver, pensar, falar e escrever, considerando esta a única forma de condução a uma cultura nobre. (...)


(Leia o artigo integral na edição 540 do Expansão, de sexta-feira, dia 6 de Setembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)