Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

DECIDIDAMENTE MULHER...

Gestão

Ninguém mais do que as mulheres têm a capacidade de resistir a todas as adversidades, mantendo-se firmes, determinadas e coerentes, seguras do seu papel na sociedade, sem hesitações, nem medos.

Todos nós homens temos consciência da importância da mulher como complemento indispensável e mais valia absoluta no processo de desenvolvimento social.
Pelo seu sentido crítico e simultaneamente humano, a mulher posiciona-se como uma aliada no apoio às tarefas mais difíceis e tantas vezes tortuosas, bastando ver a forma como se entrega à família e mesmo a tudo em que a responsabilizam.
Mais concretamente, no nosso caso, com um papel indiscutível no desenvolvimento humano e pela sua forte defesa e preservação da família, a Mulher Angolana sempre teve um papel essencial na atenuação dos efeitos da pobreza, quer através do equilíbrio da economia doméstica e agrícola quer, e nos dias de hoje, pelo envolvimento crescente nos distintos sectores de actividade.
Numa viagem pelo nosso interior, basta olhar para quem caminha pelas estradas e logo percebemos que a maioria são mulheres, com carga à cabeça e quase sempre com a criança nas costas, umas "costas santas", que suportam esse peso com todo o amor e carinho.
É decerto, por isso, que a maioria dos estudos internacionais indicam que as actividades com intervenção da mulher têm um desenvolvimento mais sustentado e com maior impacto positivo nas comunidades onde se inserem.

(Leia o artigo na integra na edição 542 do Expansão, de sexta-feira 20 de Setembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)