Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Angola aumenta em 24 mil barris produção diária no mês de Setembro

PETRÓLEO

A produção de petróleo cresceu no mês passado, fechando o terceiro trimestre com uma média diária de 1,411 milhões barris, mas ainda assim não alcançou quantidade prevista no OGE revisto.

A produção petrolífera aumentou em Setembro 24 mil barris de petróleo dia face ao mês de Agosto, segundo o relatório mensal da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), divulgado quinta-feira 10 de Outubro.

O documento avança que no mês passado Angola produziu 1,411 milhões de barris de petróleo por dia, mais 24 mil face a Agosto, mas ainda assim abaixo da média de 1,434 milhões de barris dia prevista no Orçamento Geral do Estado Revisto, para este ano. Os valores agora publicados, com base em dados de fontes secundárias, registam um aumento da produção angolana, depois da ligeira subida de dois mil de barris por dia registada entre Julho e Agosto, para 1,387 milhões.

Em termos de resultados trimestrais, entre Julho e Setembro deste ano, Angola produziu uma média de 1,394 milhões de barris de petróleo por dia, menos 26 mil barris que no trimestre anterior (1,42 milhões por dia) e menos 76 mil que no período homólogo de 2018 (1,47 milhões por dia). O mais recente relatório da OPEP refere também que, em termos de "comunicações directas" à organização, Angola terá produzido 1,369 milhões de barris por dia em Setembro, mais 41 mil barris diários que em Agosto.

*com Lusa


(Leia o artigo integral na edição 545 do Expansão, de sexta-feira, dia 11 de Outubro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)