Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Oito em 81 empresas estão em falência técnica, 24 têm prejuízos e 27 não apresentaram contas

SÓ 54 EMPRESAS PÚBLICAS PUBLICARAM DEMONSTRAÇÕES DE RESULTADOS EM 2018

Entre as que apresentaram as demonstrações financeiras de 2018, sete viram as suas contas aprovadas sem reservas pelos auditores independentes. Em três (ENDE, Edições Novembro e Ferrangol), os auditores escusaram-se a emitir opinião, enquanto 10 apresentaram resultados não auditados, violando a lei.

Oito das 54 empresas públicas que apresentaram as suas demonstrações financeiras de 2018 ao IGAPE encontram-se em falência técnica, 24 obtiveram prejuízos, sete viram as contas aprovadas sem reservas, 3 foram chumbadas pelos auditores independentes, que se recusaram a emitir opinião, e 10 apresentaram as contas sem relatório do auditor. E 27 não apresentaram demonstrações financeiras.

As 54 empresas apresentaram, em conjunto, lucros superiores a 17 mil milhões Kz, o que contrasta com os resultados negativos de 115,1 mil milhões Kz, de acordo com uma análise do Expansão com base mos relatórios e contas 2018 publicados na página da internet do IGAPE.

A saída do vermelho do conjunto de 54 empresas afectas a vários ministérios (ver página 4) resulta, em parte, do facto do Banco de desenvolvimento de Angola (BDA), da Sodiam, da Endiama e da Empresa de Águas e Saneamento do Lobito (EASL) que, em conjunto, saíram de prejuízos de quase 12 mil milhões Kz em 2017 para lucros de 90 mil milhões. Só o BDA apresenta lucros de 66 mil Kz.

De acordo com especialistas consultados pelo Expansão é fundamental que o IGAPE preste atenção a estas melhorias já que "estamos a falar das contas de empresas referentes à actividade daquele que é o segundo ano de recessão da economia. De onde vêm estes resultados positivos. Será que as empresas não estarão a martelar o balanço para melhorar as contas?", questiona um especialista que pede para não ser identificado.

Em entrevista ao Expansão na edição de 28 de Junho, o presidente do IGAPE, Valter Barros explica que após o diagnóstico feito ao sector empresarial público foram detectados prejuízos brutais que requerem investigação. (...)


(Leia o artigo integral na edição 546 do Expansão, de sexta-feira, dia 18 de Outubro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)