Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

João Lourenço confirma que crescimento económico só em 2020

DISCURSO DO ESTADO DA NAÇÃO

O Presidente da República deixou cair o objectivo da retoma económica já em 2019. Num discurso onde apresentou muitos números de diversas actividades, um trabalho que talvez fosse mais apropriado para os ministros, falou também dos indicadores macro-económicos do País.

O Presidente da República confirmou no discurso de abertura da 3.ª sessão legislativa da VI legislatura, e referindo-se ao PIB, que "prevê-se para 2020 taxas positivas e retoma do crescimento económico". Num longo discurso, mais de duas horas, João Lourenço passou em revista alguns dados da nossa economia, tendo trazido um enorme desafio: "a dívida pública tem estado a rondar os 90% do PIB, estando o Executivo a trabalhar a dívida abaixo dos 60% do PIB até ao ano de 2022".

Três anos para baixar 30%, o que parece quase impossível de acontecer, tendo em vista a realidade de Angola, as receitas não tenderão a aumentar, a sua maior fonte de rendimento o petróleo não deverá ter crescimentos que possam ter este impacto no aumento do PIB, e por outro lado, a necessidade de endividamento mantém-se, uma vez que as despesas do Estado com as necessidades para implantação das autarquias a partir do final de 2020, não devem diminuir.

Neste quadro, uma queda da percentagem da dívida pública no PIB pode vir a acontecer se houver melhor gestão dos recursos financeiros disponíveis, combinada com o aumento das receitas fiscais (implica um crescimento da actividade não petrolífera), mas seguramente longe deste valor.

O presidente João Lourenço destacou na sua comunicação a inversão do saldo orçamental, boas notícias para economia, que depois de três anos em que este valor foi negativo, fechou 2018 com um valor positivo de 2,2% do PIB. Na prática significa que o País terá menores necessidades de endividamento, embora seja necessário não esquecer, e de acordo com o Presidente, que o serviço da dívida já consome 51% do OGE. (...)


(Leia o artigo integral na edição 546 do Expansão, de sexta-feira, dia 18 de Outubro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)