Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Inflação homóloga desce depois de dois meses em subida

ÍNDICE DE PREÇOS NO CONSUMIDOR EM SETEMBRO

Lazer, Recreação e Cultura, Bens e Serviços e Saúde, foram os sectores em que os preços mais aumentaram entre Agosto e Setembro.

A evolução da inflação homóloga entre Agosto e Setembro inverteu a tendência de subida dos dois meses anteriores, registando uma descida de 1,42 pontos percentuais (pp), passando dos 17,50% de Agosto para 16,08%, o que representa também um decréscimo de 3,13 pp face a Setembro de 2018, mês em que registou 19,21%, revelam os dados do Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN) do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

A inflação mensal subiu uma centésima, passando dos 1,44% de Agosto para 1,45% em Setembro, enquanto o ritmo de subida da inflação acumulada, que mede o aumento dos preços desde Janeiro, regista igualmente uma ligeira subida entre Agosto e Setembro, fixando-se agora nos 11,44%, um aumento de quase 1,6% face a Agosto, quando registou 9,85%. Ainda assim, está 2,42 pp abaixo do registado em Setembro do ano passado, mês em que a inflação acumulada atingiu 13,86%. (...)


(Leia o artigo integral na edição 546 do Expansão, de sexta-feira, dia 18 de Outubro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)