Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Liderança num mundo VICA

GESTÃO DE PESSOAS

Um líder estará mais bem preparado para a mudança, quando dotado de visão, com uma liderança inclusiva, ou seja, respeito pelas opiniões dos seus colaboradores, com objectivos claros e bem definidos e a trabalhar de forma estratégica, metódica com trabalho, dedicação e consistência, realiza uma liderança diferenciadora, que poderá responder de forma adequada aos desafios...

Diz-se que vivemos num mundo VICA, e nesta realidade a liderança deve estar preparada para as mudanças e desafios constantes.

O acrónimo de VICA ou VUCA (em Inglês) significa:

Volátil - as mudanças que ocorrem têm um impacto muito grande nos negócios, o planeamento exige-se mais estratégico, com propósito e orientado para objectivos que permitam acompanhar de forma estruturada e célere a rapidez destas mudanças.

Imprevisível - a informação disponível é, cada vez maior, as decisões tomadas numa mesma situação e contexto podem não ser as mesmas a aplicar no presente e para o futuro. A incerteza, a falta de previsibilidade, as perspectivas de surpresa são factores a considerar.

Complexo, interdependência e conectividade são dois factores que amplificam a complexidade, quanto mais elementos interligados e dependentes maior a dificuldade em analisar acções isoladas. As relações de causa e efeito inexistente, a confusão que rodeia a organização.

Ambíguo - a falta de informação, de certeza, de clareza, os impactos da mudança e de uma transformação trazem sempre cenários novos, o que permite a possibilidade de múltiplas interpretações e a confusão de causa e efeito. (...)


(Leia o artigo integral na edição 547 do Expansão, de sexta-feira, dia 25 de Outubro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)