Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

38% das empresas do sector público estão inactivas

CONTAS DAS EMPRESAS PÚBLICAS

De um universo de 81 empresas do sector empresarial público apenas 50 estavam em funcionamento em 2018 ou seja, 38% das empresas com responsabilidade de apresentar contas ao accionista Estado não estão a operar, revelou o relatório do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) apresentado nesta quinta-feira.

Ainda de acordo com o documento, num ano, o sector empresarial público perdeu 1.519 empregos, descendo para 50.000 funcionários, o que, segundo o IGAPE, representa 13% da totalidade dos funcionários públicos. Transportes, energia e águas, recursos minerais e petróleos, finanças e comunicação social, respectivamente, são os 5 sectores que mais empregam, representando 92% do total. Mas nem tudo são más notícias.

O volume de negócios do sector cresceu, para mais de 6 mil milhões de Kz. E os activos do Estado cresceram para cerca de 24 mil milhões de Kz, o equivalente ao câmbio de 466 Kz a mais de 51 milhões de dólares.

Ainda de acordo com dados apresentados pela secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público, Aia-Eza da Silva, os activos das empresas públicas representam cerca de 45% do Produto Interno Bruto (PIB). (...)

(Leia o artigo integral na edição 551 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Novembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)