Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

RIL atingem o valor mais baixo dos últimos quatro meses ao encolher 4% para 10.981 milhões USD

RESERVAS INTERNACIONAIS LIQUIDAS

Apesar da queda, governador do banco central considera que actual nível ainda dá "conforto". Analista antevê maior pressão por conta das necessidades de importação e preços baixos do petróleo.

As Reservas Internacionais Líquidas (RIL) caíram 3,9% para 10.891 milhões USD de Janeiro a Fevereiro deste ano, atingindo o valor mais baixo dos últimos quatro meses, de acordo com as estatísticas monetárias e financeiras divulgadas pelo banco central.

Se compararmos a evolução em igual período do ano passado, as RIL registam um salto de 4,2%, ao saírem de 10.444 milhões USD em Fevereiro de 2019 para 10.891 milhões em Fevereiro deste ano.

As reservas são constituídas com base em disponibilidades e aplicações sobre não residentes, bem como obrigações de curto prazo, seja em dólares, euros, ouro e outras divisas controladas pelo banco central. A principal fonte das RIL são as receitas fiscais provenientes do petróleo em moeda estrangeira, como imposto sobre a exportação desta matéria-prima.

Uma oscilação nos preços desta commoditie nos mercados internacionais tem impacto nas RIL. Mas não é a única explicação para o recuo das RIL entre Janeiro e Dezembro.

Quanto às Reservas Internacionais Brutas, caíram 2,6% entre Janeiro e Fevereiro para 16.400 milhões USD, o que, segundo o o governador do BNA, José Massano, ainda dá algum "conforto" às importações. (...)


(Leia o artigo integral na edição 568 do Expansão, de sexta-feira, dia 3 de Abril de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)