Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Petrolíferas e bancos passam a negociar em plataforma digital

VENDA DE DIVISAS ATRAVÉS DE PLATAFORMA DA BLOOMBERG

A definição da taxa de referência do mercado cambial passa a ser feita na plataforma de negociação electrónica "FXGO" da Bloomberg para a negociação das operações cambiais entre as empresas do sector petrolífero e as instituições financeiras.

Analistas defendem que a medida vai assegurar maior transparência na relação de compra e venda de moeda estrangeira no sistema financeiro nacional. "É uma forma de se acabar com relações privilegiadas entre petrolíferas e bancos, tornando as transacções mais limpas no mercado", disse ao Expansão o consultor Miguel Arcanjo.

De acordo com o Banco Nacional de Angola (BNA), as sociedades e as instituições financeiras bancárias que pretendam transaccionar moeda estrangeira devem negociar as operações através da plataforma de negociação da Bloomberg, FXGO.

No entanto, as vendas inferiores a 500 mil USD, ou o equivalente em outra moeda, podem ser negociadas directamente com uma ou várias instituições financeiras bancárias nas quais a empresa petrolífera seja titular de uma conta de depósito, sem recurso, mas fica proibido o fraccionamento das vendas de moeda estrangeira com o objectivo de evitar a negociação da operação através da FXGO.

O banco central orienta cada sociedade e instituição financeira bancária a celebrar um contrato de subscrição com a Bloomberg para a aquisição de um terminal de negociação, de forma a ter acesso à FXGO. (...)


(Leia o artigo integral na edição 568 do Expansão, de sexta-feira, dia 3 de Abril de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)