Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Adiado o anúncio do vencedor do concurso da refinaria do Soyo

POR TEMPO INDETERMINADO

Pandemia mundial dita o segundo adiamento do concurso no espaço de quatro meses. Nove empresas vão ficar à espera de melhores dias.

A avaliação de propostas e a adjudicação do concurso para a refinaria do Soyo foi adiada devido ao estado de emergência declarado pelo Governo por causa da pandemia Covid-19, anunciou esta semana o Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos.

O anúncio do grupo vencedor que estava previsto para terça-feira, dia 31, e fica adiado "para uma data a anunciar tão logo as condições o permitirem". Das 15 propostas submetidas ao concurso público para a construção da refinaria do Soyo, foram seleccionadas nove empresas e consórcios.

Estavam seleccionadas as empresas e consórcios SDRC, Jiangsu Sinochem Construction, Quantem Consortium, CMEC, AIDA e VSF, Tobaka Investiment Group, Atis Nebest - Angola, Satarem, Gemcorp Capital e CPP. Em Fevereiro, o secretário de Estado dos Petróleos do MIREMPT, José Barroso revelava que todas as propostas prevêem uma capacidade de refinar 100 mil barris de petróleos por dia, com a excepção da SDRC, que avança com uma capacidade que vai até 120 mil barris/dia.

O concurso público foi autorizado pelo Decreto Presidencial 150/19 de 16 de Agosto, com a finalidade de suprir as necessidades internas na produção dos derivados de petróleo no País.

O estado de emergência declarado para todo o território nacional teve início no dia 20 e vai durar 15 dias prorrogáveis, implicando limitações à movimentação e agrupamento de pessoas.

A nova refinaria de petróleo do Soyo terá uma capacidade de processamento até 100 mil barris de petróleo bruto por dia e deverá entrar em funcionamento três anos após a adjudicação. (...)

(Leia o artigo integral na edição 568 do Expansão, de sexta-feira, dia 3 de Abril de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)