Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

BNA gastou 75% do "plafond" para comprar dívida

Injecção de liquidez nas empresas

O Banco Nacional de Angola (BNA) já gastou quase 75% do "plafond" disponível para a compra de títulos públicos a empresas, tendo desembolsado um total de 71,3 mil milhões Kz (110 milhões de euros).

De acordo com um comunicado do banco central, até 26 de Junho, foram realizadas 107 operações de compra de Obrigações do Tesouro na plataforma de negociação da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva).

As operações realizadas junto de 13 bancos comerciais são referentes a títulos adquiridos a 64 empresas, no âmbito das medidas de alívio económico, devido à Covid-19.

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) e o Banco de Fomento Angola (BFA) lideram as operações, com 14 e 12 empresas respectivamente, representando a maioria das operações com um montante total de 40,6 mil milhões Kz (63 milhões de euros). O BNA informa ainda que na semana entre 22 e 26 de Junho os bancos comerciais recorreram à Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez na maturidade Overnight (FCO), numa média diária de 45,5 mil milhões Kz (70 milhões de euros).

(Leia o artigo integral na edição 581 do Expansão, de sexta-feira, dia 3 de Julho de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)