Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Só 57 das 286 propostas de investimento aprovadas pela AIPEX estão a ser implementadas

Nos últimos dois anos

O número de propostas de investimento aprovadas pela Agência de Investimentos e Promoção das Exportações (AIPEX),entre Agosto de 2018 e Junho deste ano, foi de 286 e apenas 57 já foram implementadas. As propostas representam um investimento privado total de 2,8 mil milhões USD.

As 57 propostas já implementadas, representando 20%, estão avaliados em 909 milhões USD e criaram quase 5 mil postos de trabalho directos. De acordo com a AIPEX, os projectos em curso tiveram três meses de carência para começarem a ser fiscalizados por forma a aferir se realmente estão a cumprir com o que se propuseram realizar. A indústria e comércio foram os sectores que mais receberam intenções e Luanda é a província com o maior número de projectos empresariais. As propostas para os dois sectores estão avaliadas em 1,4 mil milhões USD, enquanto a indústria recebeu apenas 139 milhões. As estatísticas da AIPEX indicam que as restantes propostas estão em fase de implementação, num total de 221 e só três aguardam início do processo de implementação. Relativamente à origem dos investimentos, em termos de volume, o destaque recai para países como a África do Sul (676 milhões USD), China (184 milhões USD) e Emirados Árabes Unidos (82,7 milhões USD). Uma fonte da AIPEX avançou ao Expansão que a indústria transformadora, comércio, construção, pescas e a agricultura destacam-se entre os sectores que mais receberam propostas de investimento. Já uma fonte ligada à avaliação das propostas indicou que os investimentos resultam de "um ambiente de negócios mais favorável para atrair investidores".

(Leia o artigo integral na edição 586 do Expansão, de sexta-feira, dia 7 de Agosto de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)