Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

PGR estará a investigar património de Manuel Vicente com vista à recuperação de activos

Segundo o semanário Expresso

Manuel Vicente, ex-vice-presidente de Angola e antigo presidente da petrolífera Sonangol, está a ser alvo de uma investigação patrimonial, pelas ligações ao CIF e a vários negócios que remontam à altura em que liderava a Sonangol e que terão custado milhões de dólares ao país. O objectivo é recuperar ativos para o Estado angolano, de acordo com fonte judicial.

Segundo o semanário português Expresso, os serviços de investigação da Procuradoria-Geral da República angolana suspeitam que a Sonangol entregou 2,3 mil milhões de dólares, através de carregamentos de petróleo, ao empresário sino-britânico Sam Pa, homem forte do China Internacional Fund (CIF), empresa chinesa cujos ativos em Angola passaram recentemente para a esfera do Estado.

O Expresso noticia que "esta operação terá sido sustentada com carregamentos de petróleo, o principal suporte das relações que, de forma nebulosa, envolveram a Sonangol e a Sinopec, petrolífera chinesa trazida para Angola por Sam Pa e parceira da empresa então liderada por Manuel Vicente na exploração do bloco 18".

Uma fonte da PGR adiantou ao semanário que "há investigações em curso" no Serviço Nacional de Recuperação de Ativos para identificar o património de Manuel Vicente.

Contactada a propósito deste assunto pela Lusa, a Sonangol mostrou-se "disponível para apoiar nas solicitações da PGR relacionadas com situações suspeitas que aconteceram no passado", refere a agência.

Para além de Manuel Vicente, também os generais Manuel Hélder Vieira Dias Júnior "Kopelipa" e Leopoldino do Nascimento Fragoso "Dino, homens fortes do regime do ex-Presidente de Angola José Eduardo dos Santos, surgem ligados ao CIF. "Dino" e "Kopelipa" foram já constituídos arguidos no âmbito de uma investigação relacionada com contratos celebrados entre o Estado através do extinto Gabinete de Reconstrução Nacional e a empresa chinesa, sendo que na passada quarta-feira, 14 de Outubro, a PGR anunciou que os dois generais entregaram vários bens ao Serviço de Recuperação de Ativos, entre empresas e mais de mil edifícios.

O CIF, empresa chinesa fundada em 2003 para financiar projetos de reconstrução nacional e desenvolvimento de infraestruturas em África, teria - de acordo com um relatório do centro de estudos britânico Chatham House, publicado em 2009 - ligações à China Angola Oil Stock Holding Ltd, que negociaria com o petróleo angolano através da China Sonangol International Holding, cujo director era Manuel Vicente.