Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

7 Bases do Sucesso Autoconhecimento

Capital Humano

Esta semana tive a oportunidade de ter uma conversa com um extraordinário coach (Alexandre Martins) sobre as 7 Bases do Sucesso. O que são na minha perspectiva, dada a minha experiência pessoal e profissional.

Acabou por ser uma conversa muito interessante, divertida e mais longa do que seria expectável. Muito pessoal mesmo. O que é naturalmente bom.

Segundo o Alexandre, as bases do sucesso dividem-se então em 7 diferentes temas, e farei em cada um deles um resumo do que abordei na minha conversa com ele. Será um tema por artigo. Ou seja, os próximos 8 artigos (7 + 1 especial à minha escolha), incluindo este, serão sobre os seguintes temas: 1. Autoconhecimento; 2. Propósito de vida; 3. Disciplina; 4. Trabalho de Equipa; 5. Networking; 6. Autoridade/Referência; 7. Foco; 8. Liderança.

1.Autoconhecimento

Este é um tema que está em processo contínuo. Na minha opinião, ninguém se conhece a si mesmo na totalidade. Há sempre algo a descobrir. E ainda bem. No meu caso, identifiquei alguns momentos determinantes até ao dia de hoje em relação a este processo no que se refere à minha pessoa.

O primeiro momento foi entre os meus 17 e 20 anos de idade, em que tive a oportunidade de trabalhar em turismo de aventura. Era um rapaz tímido, mas com alguma confiança, e a oportunidade de liderar grupos de jovens em locais como a Serra do Gerês, Serra da Estrela, entre outros locais, em que pelo meio fazíamos actividades com escalada, rappel, slide, paintball, foi fundamental para me conhecer melhor, para desenvolver a minha personalidade e desafiar-me constantemente. Aqui percebi a importância de trabalhar em equipa e de ter uma boa liderança. Devo muito de mim, enquanto pessoa, aos que me lideraram, com quem trabalhei e todos os jovens que liderei na montanha. Aprendi que sozinhos não fazemos nada e que em equipa, utilizando os pontos fortes de cada um, se podem fazer coisas fantásticas.

*Expert in Human Resources & Entrepreneur, Certified Coach PLD19, Harvard Business School Alumni

(Leia o artigo integral na edição 601 do Expansão, de sexta-feira, dia 20 de Novembro de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)